sexta-feira, 27 de maio de 2011

Disney: O Nome que sobrevive a qualquer tipo de moda – Parte 2

Olá leitores,

Como vimos no post anterior as organizações Disney construíram uma reputação forte com muitos diferenciais que encantam os visitantes. Porém o mais fascinante é a parte de treinamento dos funcionários.

Tudo começou durante a inauguração da Disneylândia, na Califórnia, onde foram terceirizados os serviços de segurança dentro do parque. Os seguranças que ali estavam viam aquilo como outro emprego qualquer. Gritavam com os visitantes a fim de manter a “ordem”. Foi neste momento que Walt percebeu que precisava ter sua própria gente, pessoas atenciosas, amáveis, prestativas, que fossem apaixonadas por aquele sonho. Walt Disney gostaria que todos os funcionários pudessem refletir a sua filosofia de forma tão fiel que os visitantes pensariam estar falando e se relacionando o tempo todo com o próprio Walt, não com um de seus funcionários.

Assim, nasceram os programas de treinamento que se transformaram no que hoje é a Universidade Disney, criada para treinar o pessoal que trabalha nos complexos da Disney e transmitir ao público a filosofia e a cultura empresarial da companhia.

“Para quem está fora da empresa, Disney é um produto de qualidade. Para nós, de dentro, Disney são pessoas de qualidade; pessoas extremamente talentosas que trabalham em equipe – uma equipe como nenhuma outra.” – Michael Eisner 

Na Universidade Disney, o candidato selecionado vai aprender o que o programa Disney quer dizer, em uma espécie de envolvimento emocional que o faz sentir-se orgulhoso e feliz por trabalhar para a organização, disposto a preservar a imagem e a prestar serviços rápidos, eficientes e cordiais. 

Como resultado desse processo de treinamento, o novo elenco alcança uma qualificação profissional que o torna apto a atuar em seus papeis e habilidades, oferecendo aos convidados um serviço exemplar, provando como uma grande companhia comunica seus valores aos funcionários, fazendo com que todos aprendam seu papel no show. O que a Disney faz melhor do que qualquer outro ramo é treinar seus funcionários a serem artistas em um show ao vivo.

Com o passar dos anos o sistema de treinamento Disney virou modelo de excelência, e vem sendo copiado e disseminado por organizações de todo o tipo. Com os funcionários mais bem treinados do mundo, e atenção à detalhes por muitas vezes imperceptíveis ao primeiro olhar, a Disney vem atravessando gerações e gerações,com esta secreta e transparente fórmula do sucesso.Pois não importa a estação do ano, em que hemisfério estamos, ou qual a nossa idade: o nome DISNEY nunca sai de moda.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário