quinta-feira, 2 de junho de 2011

As Cartas Comerciais

Olá leitores,

Hoje o assunto é a Carta Comercial. Correspondência tradicionalmente usada pelas indústrias e no comércio, a carta comercial traz duas formas distintas de apresentações datilográficas. Uma delas é o Sistema em Bloco, em que não há separação de parágrafos, todas as linhas vão sendo colocadas a partir da margem esquerda, apenas com separação através de letras maiúsculas e pontos para indicar alguma parada.

A segunda forma é o Sistema de Encaixe, o texto é feito com pauta dupla do início ao fim, sendo o parágrafo dividido por 10 espaços, a partir da margem esquerda. Ela é uma forma de transmitir uma informação ou de socializar alguma idéia.

No entanto as empresas hoje em dia não estão fazendo uso correto desse meio de comunicação tão importante, utilizando algumas vezes palavras até arcaicas, além de erros de formatação da carta que são cometidos. Logo, deveria haver uma revisão da melhor forma de utilização desse meio de comunicação, uma vez que uma correspondência mostra assim como outros elementos, a imagem da organização. Ou seja, a carta comercial, mais do que todas as outras, tem uma representação muito forte da marca da empresa, uma vez que ela é o meio de comunicação específico de um segmento, e não fazer uma gestão de como faz para se construir corretamente sua estrutura, é algo que pode se tornar oneroso para a empresa, pelo fato de que se perde um pouco de credibilidade, há uma certa perda na reputação da organização, devido a não utilização de esforços mínimos que podem se tornar muito maiores posteriormente.

Para ajudar a vocês nossos queridos leitores, deixo aqui um link com alguns passos que podem lhes ajudar a estruturar e escrever suas próprias cartas comerciais: 

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário